Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

7º Encontro Estadual Espírita do Interior do Paraná




O evento atraiu espíritas de várias cidades do Estado, que foram a Londrina assistir as exposições de Raul Teixeira e Cristian Macedo, entre os dias 24 e 26 de setembro.

Chegaram ao salão de eventos do Canadá Country Club, de Londrina (PR), adiantados no horário para atender a fila de pessoas que buscavam os cumprimentos e autógrafos. Raul Teixeira e Cristian Macedo foram recebidos pelo número expressivo de público presente que aumentou ainda mais no fim de semana com a chegada das caravanas das cidades mais distantes.

Foi uma espécie de alegria que muitos de nós sentimos nesse reencontro, dessas em que se misturam saudade e realidade, e ninguém sabe onde é o começo e o fim de cada uma. Alegria por rever os companheiros espíritas de diversas regiões do Estado; por antever as reflexões de profundidade que se dariam naqueles três dias especiais; pela vibração acolhedora no ambiente criado pelos trabalhadores que se dedicaram voluntariamente na organização do evento.

Maria Helena Marcon, Presidente da Federação Espírita do Paraná (FEP), realizou a abertura do 7º Encontro Estadual Espírita do Interior do Paraná. O evento foi promovido este ano pela 5ª União Regional Espírita, sob a presidência de José Miguel Silveira, e recebeu a participação do 1º e 2º Vices-Presidentes da FEP, Francisco Ferraz Batista e Luiz Henrique Silva, respectivamente, João de Mattos Lima, Conselheiro; Diretores da FEP; Presidentes das Uniões Regionais Espíritas; trabalhadores e simpatizantes do Espiritismo.

E como neste ano completam-se os 30 anos de atividades doutrinárias de Raul Teixeira no Paraná, foi reapresentado, em dois momentos, o vídeo comemorativo produzido pela FEP em abril deste ano, com belíssima história e imagens de Raul em nosso Estado.

Ricardo Ribeiro cantou várias composições, inclusive ilustrando uma das Reflexões propostas por Cristian Macedo (O sal da Terra) e homenageou ambos os coordenadores com a música de sua autoria: Amigo.

Na palestra de abertura, Raul Teixeira discorreu a respeito do poder da vontade, realizando inicialmente sua abordagem a partir de determinadas forças do Universo, como a força da gravidade, o eletro-magnetismo e a força nuclear dos átomos. “O maior exemplo da capacidade do psiquismo”, destacou Raul, “encontramos em Jesus”.

Algumas de Suas realizações nesse campo foram enfocadas: a cura dos leprosos, a mulher que O tocou em meio à multidão e foi curada, a materialização dos pães e peixes, o res-tabelecimento da saúde de Lázaro, etc.

Além de Jesus, foram observados exemplos dessa força psíquica nos discípulos Pedro, João e Paulo, por vibrarem também na freqüência do bem e haverem entendido o potencial que traziam dentro de si, conforme as orientações de Jesus:

“Vós sois deuses, e podereis fazer tudo o que eu faço e muito mais”;

“Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível”;

“Tudo é possível àquele que crê”.

Quantas mudanças podem advir desse despertar, que traz a compreensão da nossa capacidade de realizar tudo, depende de cada um. “Cabe perguntar-nos, no íntimo de nossas orações: 'Senhor, que queres que eu faça?’ É uma escolha nossa fazer com que a Terra seja um Lar-Escola ou um Presídio-Hospital”, incentivou-nos também Raul. Depois de analisar o potencial de desenvolvimento do espírito, advertiu para os posicionamentos pessimistas que tomamos em nossa vida, em frases como “Não tem mais jeito” ou “Esse é meu jeito, pois nasci assim”, que agem como justificativas para nossos desvios de comportamento, e concluiu: “O mundo de harmonia será construção nossa”. Essa frase emblemática carrega o avanço da base do pensamento do modo pessimista-passivo para o positivo-atuante, no qual o espírito ampliará a sua condição de ser humano.

Pela manhã de sábado, Raul e Cristian foram entrevistados pela equipe do programa televisivo Reflexão Espírita, de Londrina (PR). O programa vai ao ar no Canal aberto TV Tropical Canal 7, CNT Londrina, às 17h30 de todos os sábados, e na TV Cabo NET, Canal 10, aos sábados às 19h, domingos às 12h30, terças-feiras às 20h e quintas-feiras às 16h.

Fomos chamados, no seminário de Cristian sábado à tarde, a rever o significado dos comprometimentos assumidos. A etimologia do termo compromisso serve de princípio para a sua análise: “prometer aquilo que está à frente”. Para assumir as responsabilidades das decisões, é preciso admitir-se que somos livres para tomá-las - é este ponto que Cristian toma como base da argumentação, em análise à resposta da questão 843 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

“Somos livres para ouvir as boas ou más inclinações, pois nada é irresistível”, afirma Cristian, “A decisão deve ser pautada por uma reflexão séria, através da qual as conseqüências poderão ser visualizadas, para que possamos lucidamente assumi-las”. O jovem gaúcho de 25 anos destacou especialmente que todos temos a missão de cumprir os desígnios de Deus, impressos na consciência, rompendo os véus que cegaram nossa visão da realidade durante tanto tempo.

Em seu seminário, Raul Teixeira analisou a mensagem recebida mediúnicamente por ele do Espírito Camilo, intitulada “Tempos de Descomprometimento”, e que disserta a respeito do tema central do Encontro. O panorama da situação atual da humanidade, apresentado na mensagem, mostra o descomprometimento dos indivíduos em vários âmbitos - familiar, profissional, e inclusive dentro do Movimento Espírita.

“Muitas criaturas, inconformadas com o progresso e carregadas de sentimentos de culpa, reencarnam com o desejo de reviver situações passadas de frieza moral, descomprometimento e injustiças”, alerta-nos Raul. São aqueles indivíduos que não conseguem ser felizes porque sentem prazer em sofrer; julgam os companheiros e contribuem na disseminação de fofocas; exigem cargos e posições na mesa diretora, mas não querem assumir trabalhos.

Segundo Raul, “A grande tormenta desses dias é que ninguém fala nada. Há omissão por não se fazer o que deve ser feito na obra espírita. Aprendemos a nos esconder, a mudar conforme as conveniências. Até quando?”. O Cristo interno, que cada um deve aprender a descobrir, não poderá ser eternamente aprisionado pelos equívocos.

Em seguida, Raul ressaltou os comprometimentos de Jesus conosco, para depois apresentar sua reflexão sobre os nossos comprometimentos com Jesus. Na primeira parte, o público refletiu a respeito da missão do Mestre durante sua encarnação, servindo-nos de modelo e guia (“Eu sou o pão da vida”, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”), e na seqüência foram discutidos seis pontos de compromissos entre todos nós e Jesus:

“Ameis uns aos outros” (Jo, 15:17). Em nome deste amor, não podemos ser coniventes com o erro, mas devemos aprender a dialogar com os nossos companheiros a fim de não nos omitirmos. Desta forma, demonstraremos gratidão a Deus, pela coragem de assumir e defender aquilo que é correto.

“Ide e pregai” (Mt, 10:7). Se a Doutrina Espírita faz bem a nossas vidas, temos o compromisso de divulgá-la com discernimento, no sentido verdadeiro da caridade, sem fanatismo.

“Reconciliai-vos com os vossos adversários” (Mt, 5:25). As mágoas, como se fossem lixos que guardamos dentro de nós, precisam ser resolvidas intimamente. Se agir de forma a se sentir culpado ou triste, diz a razão que vá se reconciliar com aquele que sua ação prejudicou.

“Mansos como as pombas e prudentes como as serpentes” (Mt, 10:16). Procurar a verdade e buscar o conhecimento são fundamentais para sair da ignorância e atuar com melhores recursos na seara do bem.

“Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt, 10:22). A continuidade do compromisso é essencial para nossa felicidade.

“Não temais os que podem matar o corpo, mas nada podem contra a alma” (Mt, 10:28). Exemplo vivo nos deram os que vivenciaram os ensinamentos de Jesus e sofreram pressões.

Para concluírem estas reflexões, Raul e Cristian responderam na manhã de domingo às perguntas e dúvidas do público, após o que as caravanas se despediram para voltarem às cidades de origem, de Paranaguá a Foz do Iguaçu.

Retornando ambos aos seus Estados, Raul e Cristian ainda terão larga pauta de compromissos doutrinários, seguindo depois para Paris, a fim de participar do 4º Congresso Espírita Mundial, que inicia dia 2 do corrente mês e se alonga até o dia 5.

Fonte: Jornal Mundo Espírita - Outubro/2004