Últimas Notícias
 
 
  Notícias
busca por notícias/mensagens
 
 

Palestra em Ponta Grossa




No dia 12 de dezembro, às 20 horas, Raul Teixeira proferiu palestra na cidade de Ponta Grossa, no Teatro Marista, para um público de aproximadamente 600 pessoas, abordando o tema A busca da Felicidade.

A partir da frase: A felicidade é como um pomo (fruto); nunca a pomos onde estamos e nunca estamos, onde a pomos, o orador conduziu a platéia a refletir sobre a maneira com que temos buscado a tão almejada felicidade.

Evocando a frase evangélica que afirma que a felicidade não tem aparências exteriores, Raul falou sobre o desapontamento daqueles que vinculam sua felicidade a coisas, situações ou pessoas.

Falou que geralmente o adolescente diz: “Serei feliz quando completar dezoito anos e conquistar minha liberdade de ir e vir, sem o controle indesejável dos pais.” Quando faz dezoito anos percebe que com a liberdade surgem também responsabilidades; que fazer dezoito anos não lhe trouxe a tão esperada felicidade.

Então, o jovem pensa que será feliz quando se casar. O casamento acontece e também não é o mensageiro da felicidade...

Depois, imagina que um filho, com certeza, fará com que a felicidade adentre o lar... O filho chega e ele percebe que não é bem assim.

Quem sabe uma casa na praia... a aposentadoria...

E a felicidade foge na medida em que cada passo é dado em sua direção.

Assim Raul Teixeira foi conduzindo o raciocínio dos ouvintes de forma clara e lógica, evidenciando que o ser humano está sempre depositando suas esperanças de felicidade nas exterioridades, esquecido de buscá-la dentro de si mesmo.

Ao final, emocionando os espectadores, Raul falou que no íntimo de cada criatura está depositada uma centelha da chama sagrada que se chama amor, e que a tendência natural do ser é buscar a luz na Grande Luz, que é o Criador.

Assim como as plantas buscam o sol, no fenômeno conhecido por heliotropismo, assim também o ser humano busca a Luz Maior, num fenômeno que poderíamos chamar de “Teotropismo”, a busca de Deus. Só assim teremos encontrado a felicidade suprema, sem mescla, que tanto temos buscado de forma equivocada.

Momento Espírita ao vivo

Antes do início da palestra, Paulo Roberto Oliveira, de Curitiba, locutor do programa radiofônico intitulado Momento Espírita, narrou duas mensagens ao vivo, emocionando a todos aqueles que já estão habituados a sua voz agradável, que chega pelas ondas do rádio ou pelos CD´s, que trazem uma coletânea de mensagens do programa, e são produzidos e oferecidos ao público pela Federação Espírita do Paraná.

Fonte: Jornal Mundo Espírita - Janeiro/2004